sábado, 11 de fevereiro de 2012

A Fantástica Fábrica de Chocolate

"Chocolate não precisa ter sentido, por isso é doce..." - minha frase preferida da segunda versão da Fantástica fábrica de chocolate dita por Charlie em visita à fábrica resume toda a fantasia e sensação que tanto me inspira esse assunto chocolate. Os detalhes desta festa foram inspirados nas versões de 1971 e 2005. Ambos "abastecem" desde minha infância até a atualidade, sendo a segunda versão não tão poética e envolvente quanto a primeira na minha opinião, mas ainda assim gostosa. Vejo e revejo e continuo me deliciando com essa história (baseada no livro de Roald Dahl - a Fantástica fábrica de chocolate, 1964) e tentando transformar os sonhos e lembranças em realidade, sem perder a magia e encantamento que causa nos pequenos... por isso essa postagem será tão cheia de comentários da minha parte!!!!
A cortina de fitas da entrada da festa foi inspirada nas imagens que mostram da fábrica (versão 2005) na época em que vô Jo trabalhava lá... aí acrescentei alguns "bilhetes dourados" e adereços encontrados ao longo do filme (bengalas, bolas coloridas). Uma fantasia para os olhos e para o coração!

Tentativa de encontrar uma cartola parecida com a de Willy Wonka e "regras" para as crianças aproveitarem a fábrica, ou melhor, a festa... conforme contrato que os personagens assinam na versão 1.


Nesta e nas 2 fotos seguintes (ao fundo da foto) cartazes de várias imagens das duas versões do filme que foi levado para vários países. 

Adesivos personalizados, entre eles o de "valor" das guloseimas (idade do aniversariante) e inicial de nome com a famosa cartola usada por Willy Wonka.

Vista geral da mesa com os vários tipos de chocolate e outras guloseimas para as crianças experimentarem. Ao invés de toalha, usei uma grama artificial para ficar mais parecido com a "grama comestível" do filme... 


Pirulitos falsos e verdadeiros... como no filme fantasia e realidade se misturam a todo momento...



8 "cents"... idade do aniversariante novamente!!!

O "bolo" seguiu a paixão do aniversariante por biscoitos negresco e ganhou a companhia de "willy wonka" (versão 2).


Nesta e nas duas fotos abaixo, detalhes das mesas externas com mini jardim/graminhas e chocolates pendurados em "escumadeiras" de metal... "porta-guardanapos" também improvisado, decorado com adesivo tema da festa...




Campainhas, carrosséis, brinquedos de lata antigos... valeu tudo na composição deste cenário...

... motocicleta de lata para lembrar os "funcionários" de Willy Wonka na versão 2 quando na madrugada saem de motocicleta para pregar cartazes anunciando a abertura da fábrica para 5 crianças que encontrassem o bilhete dourado (na versão 2 traduzido como convite dourado).

Delícia... caixa de lata recheada de caramelos e caixa de ovos recheada de chicletes...



Máquina fotográfica de papel cujo visor mostra a lateral de quem estiver olhando/usando e não a sua dianteira como de costume... surreal!

"Árvore" de balas...


... e cordões de bombons!





A sensação da festa: máquina de bolinhas!!!



Mistura das duas versões do filme: "tv" do MIKE TV versão 1 (um dos ganhadores do bilhete dourado) com a tecnologia da versão 2 (Ipad para pássar o filme ao longo da festa).


Cascata de chocolate e frutinhas para os pequenos que não gostam tanto assim de chocolate...

Para lembrar os esquilinhos da versão 2, saquinhos com amendoim...

O espaço preferido do aniversariante: uma bancada para inspirar versões/desenhos do filme...
Abaixo, já na festa, desenhando... o material com balões em branco, tipo gibi, inspirou várias crianças a fazerem sua própria história... 


... quem não fez, pôde levar de lembrança para fazer em casa.

Decoração feita pelo aniversariante reproduzindo todos os personagens do filme nas duas versões.

Caixa de guloseimas...

... e óculos "cartola WWonka" fizeram a alegria da criançada!


Porta-guardanapos montado com material da Parangolé.
Copos da foto abaixo também Parangolé (modelo floresta), lembravam as árvores da fábrica/jardim/floresta de doces do início dos filmes.


"Sorveteria" by Projetos Inventivos (Mery Mery) recheada de brigadeiros.

Pipoqueira e embalagens lembrando a nostalgia/clima retrô dos filmes...

Convidada "vestindo" os óculos do Willy Wonka, cuja lente caleidoscópica permite ver tudo quadriculado e multiplicado... e abaixo outra amiga fazendo graça...

... com as balas de dentadura que sempre agradam!

Não adianta, são as meninas que estão sempre prontas para uma foto... ;)


Cantinho do sorvete...
... na saída da festa... brigadeiros escondidos nesta luminária que imita bombas de gasolina!!!!